Economia

Funcesp tem rentabilidade acumulada de 13,75% no semestre, acima da meta de 7,73%

Redação Folha Vitória

São Paulo - A Funcesp, quarto maior fundo de pensão por ativos de investimento e o maior patrocinado por empresas privadas do Brasil, fechou o primeiro semestre com rentabilidade acumulada de 13,75%, resultado 6,02% acima da meta atuarial para o período, de 7,73%. O patrimônio total alcançou R$ 26,3 bilhões.

Os investimentos em renda fixa, 85% de toda a carteira da fundação, obtiveram nos seis primeiros meses do ano uma rentabilidade de 14,38%. Já a alocação em renda variável, que representa 10% dos investimentos da Funcesp, rendeu 23,01% de janeiro a junho. Enquanto isso, as operações com participantes renderam 8,37% e as com imóveis, 2,88%. O fundo tem concentrado seus investimentos em renda fixa desde 2012, acima da média histórica dos anos anteriores, de 70%.

Na avaliação do diretor de investimentos da Funcesp, Jorge Simino Junior, o resultado é fruto de uma alocação conservadora e feita com cautela para esse momento de turbulência na economia. "Continuo a dizer que, apesar do bom primeiro semestre, ainda é cedo para afirmar que o ano de 2016 será completamente bom para os investimentos. A recuperação tem se mostrado firme, mas ainda há muitas incertezas no cenário brasileiro e também no exterior. É necessário analisar as oportunidades de investimentos com tranquilidade e prudência, tentando ao máximo proteger o patrimônio de todos os nossos participantes", afirmou em nota encaminha à imprensa.

A Funcesp tem como patrocinadoras as seguintes empresas, para as quais administra benefícios de previdência e/ou saúde: Grupo AES (AES Eletropaulo, AES Tietê), TIM Celular, CESP, Grupo CPFL (CPFL Energia, CPFL Brasil, CPFL Geração, CPFL Paulista, CPFL Piratininga), CTEEP, Duke Energy, Elektro e EMAE.

Pontos moeda