Órgão de concorrência britânico exige sistema bancário aberto até início de 2018
Londres - O órgão de concorrência e mercados do Reino Unido, conhecido como CMA pela sigla em inglês, anunciou hoje que os bancos do país terão de implementar um sistema bancário aberto até o início de 2018, como parte de uma série de medidas propostas para favorecer os clientes.
O sistema aberto permitirá que pessoas físicas e pequenas empresas compartilhem dados de forma mais segura com outros bancos e terceiros e a gerenciar suas contas com múltiplos fornecedores por meio de um aplicativo, afirmou o CMA. Além disso, os clientes poderão comparar produtos com base em suas próprias necessidades.
Segundo o chefe de investigação de bancos no varejo do CMA, Alasdair Smith, "as reformas anunciadas hoje vão sacudir" o setor por vários anos.
"Estamos eliminando barreiras que tornaram muito fácil para bancos estabelecidos segurarem seus clientes. Nossas reformas vão ampliar a inovação e a concorrência num setor cujo desempenho é crucial para a economia do Reino Unido", disse Smith.
O CMA informou ainda que os bancos terão de publicar informações confiáveis e objetivas sobre a qualidade de seus serviços na internet e em suas agências, de forma que os clientes conheçam o desempenho de seus bancos. Fonte: Dow Jones Newswires.