Economia

Cai o número de unidades em construção no setor imobiliário da Grande Vitória

Os dados foram divulgados pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Espírito Santo no Censo Imobiliário

O mercado imobiliário da Grande Vitória registrou queda de 30% no número de unidades em construção no último semestre de 2016, em comparação aos seis primeiros meses do mesmo ano. Os dados são do 31º Censo Imobiliário, divulgado nesta terça-feira pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito Santo (Sinduscon-ES).

Conforme os dados, em dezembro de 2016 foi registrado um total de 11.594 unidades em construção na Grande Vitória. Desse número, 9.753 são residências e 1.841 imóveis comerciais. O levantamento ainda mostrou que Vila Velha continua sendo o município com maior número de imóveis em construção: 6.848 unidades, que corresponde a 59% das unidades totais.

O diretor de Economia e Estatística do Sinduscon-ES, Eduardo Borges, destacou que este cenário já estava previsto, com um número de imóveis concluídos superior ao número de unidades lançadas.

Vila Velha também é a cidade que recebeu o maior número das 1.459 unidades lançadas no segundo semestre do ano passado. Foram 754 unidades imobiliárias lançadas no município canela verde, em Vitória 350, na Serra 288 e em Cariacica foram 67. Os únicos municípios com lançamento de imóvel comercial foram Vila Velha e Vitória.

Do total de unidades em construção, lideram os apartamentos de dois quartos. Das unidades em construção, 62% das unidades em construção já foram vendidas. No período do levantamento foram concluídas 5.800 unidades. O maior número de unidades concluídas está no município de Vila Velha: foram 2.762.

O Censo Imobiliário, realizado semestralmente pelo Sinduscon-ES, faz um levantamento dos empreendimentos em construção e à venda com área de construção superior a 800 metros quadrados.

Pontos moeda