Economia

China suspende medidas de emergência diante de calmaria nos mercados acionários

Redação Folha Vitória

Xangai - Reguladores na China declararam vitória sobre os anteriormente incontroláveis mercados acionários do país e avaliaram que as condições atuais são calmas os suficientes para a retirada de medidas de emergência adotadas para sustentar as ações após os fortes períodos de turbulência de 2015 e 2016.

Em comunicado incomum divulgado em sua página na internet, a Comissão Reguladora de Valores da China (CSRC, pela sigla em inglês) disse que as bolsas domésticas "estão operando de forma suave", graças a "uma série de medidas emergenciais tomadas para eliminar riscos".

Os principais índices acionários da China têm avançado de forma constante desde março de 2016, e os índices de blue chips vêm exibindo melhor desempenho que os americanos Dow Jones Industrial Average e S&P 500 este ano, segundo o comunicado.

Na visão da CSRC, a volatilidade do mercado diminuiu drasticamente nos primeiros sete meses de 2017 e os valores das ações estão caminhando para uma faixa "razoável".

A fase de tranquilidade permitiu aos reguladores suspender medidas que haviam implementado para estabilizar os mercados após "o período de flutuação anormal", explica o comunicado.

Nesta quinta-feira, as bolsas de Xangai e Shenzhen fecharam com altas moderadas, de 0,7% e 0,6%, respectivamente. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda