Economia

Governo e Vale avançam em acordo para Ferrovia Vitória-Minas

Representantes da Vale serão recebidos pelo governador Paulo Hartung, nesta sexta (03)

Governo segue negociando com a Vale, a operação da EFMV

Nesta sexta-feira (03), o governador Paulo Hartung receberá diretores executivos da mineradora Vale para uma nova rodada de negociação envolvendo o processo de antecipação da prorrogação de concessão da Vale para operar a Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM). O encontro será às 11h no Palácio Anchieta

Na última sexta-feira (27), o governo estadual informou que a Justiça Federal negou o pedido de liminar feito na ação civil pública em que o Governo pede a suspensão do processo de antecipação da prorrogação de concessão da Vale para operar a EFVM. Sobre essa decisão judicial, o governador informou que o Estado vai insistir.

Hartung afirmou que apesar de o Poder Judiciário não ter atendido ao pedido do Governo, a mineradora Vale e o Estado já iniciaram um diálogo na busca por alternativa para construção da extensão da malha ferroviária.

“Um fato novo importante é que fomos procurados pela Vale. Fizeram uma primeira oferta concreta. Ofereceram créditos de ICMS para que o Estado possa utilizar estes recursos na construção da ferrovia. É uma proposta que estamos analisando. O volume de recursos é de aproximadamente R$ 1 bilhão”, adiantou o governador.

Pontos moeda