• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Socol ganha Indicação Geográfica no próximo dia 10 de agosto

Economia

Socol ganha Indicação Geográfica no próximo dia 10 de agosto

Produtores vendanovenses da iguaria são os únicos autorizados a utilizar a marca de procedência de Venda Nova no produto


Na próxima sexta-feira, 10 de agosto, acontece o lançamento e a apresentação da Indicação Geográfica de Procedência do Socol, no auditório do Ifes de Venda Nova do Imigrante, a partir das 17h30. O evento será aberto ao público e vai contar com a presença das famílias que vivem da produção do Socol, autoridades locais e muito mais!

O produto recebeu do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) a indicação, que inclui as regiões de Alto Bananeiras, Bananeiras, Lavrinhas, Sede, Tapera, Alto Tapera, Santo Antônio da Serra e Providência, localizadas ao nordeste do Município. Esse trabalho foi liderado pela Associação dos Produtores de Socol de Venda Nova do Imigrante (ASSOCOL).

O que é a indicação geográfica?

A Indicação Geográfica (IG) é usada para identificar a origem de produtos ou serviços quando o local tenha se tornado conhecido ou quando determinada característica ou qualidade do produto ou serviço se deve a sua origem.

(Fonte: Inpi)

História, tradição e muito sabor!

A tradição regional de passar ensinamentos de geração em geração garantiu a preservação de muita história e comida boa. Entre as produções rurais, o Socol é o maior destaque de Venda Nova. O embutido que é produzido artesanalmente por famílias de lá leva centenas de turistas para o tour gastronômico da região.

Sua importância histórica e seu gosto diferenciado fizeram com que o Socol ganhasse o selo de qualidade do INPI, como já mostramos por aqui (linkar) e agora, o lançamento da indicação geográfico que tem como maior positividade, o fato de que os produtores vendanovenses da iguaria, e somente eles, podem estampar a marca de procedência de Venda Nova no produto.

Conheça os principais produtores aproveite um tour gastronômico!

:: Produtos Família Brioschi – Rod. Pedro Cola, KM 5, bairro Providência – (28) 3546-1020

:: Recanto Tio Vé – Área Rural, Alto Bananeiras – (28) 3546-2484

:: Família Carnielli – Rod. Pedro Cola, KM 4, bairro Providência – (28) 3546-1272

:: Caprinova – Av. Domingos Perim, 593, bairro Vila da Mata – (28) 3546-1239

:: Angelim Socol – Área rural, Alto Bananeiras

:: Sítio Família Lorenção – Avenida Tapera (Paralela à BR-262. Acesso na primeira saída da rotatória no KM 104 da BR-262), bairro Tapera – (28) 3546-1130/99600-2201