PRÊMIO LÍDER EMPRESARIAL 2019

Economia

Prêmio Líder Empresarial 2019: João Marcos Machado - Selita

João Marcos é o vencedor na categoria Líder em Indústria de Laticínios com 38,94% dos votos dos leitores do jornal online Folha Vitória

Gustavo Fernando

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação

Natural de Muniz Freire, no Sul do estado, João Marcos Machado tem um histórico familiar e pessoal de total dedicação a produção rural. Na cooperativa de laticínios desde 2006, atualmente exerce o cargo de diretor-presidente da Selita e gerencia um quadro com mais de dois mil cooperados e atuação em municípios do Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. 

Casado e pai de duas filhas, dedica o tempo livre a família, amigos e a vida no campo. Profissionalmente, conduz os cooperados para uma maior conscientização ambiental, modernização da empresa e aumento da produtividade.

Com mais de 80 anos de atividade no mercado de laticínios, atualmente a Selita possui um mix com quase 100 produtos e tem apostado cada vez mais em inovação e tecnologia para continuar sendo uma referência na mesa dos capixabas. 

Destino ou coincidência? 

Uma das maiores curiosidades envolvendo os 80 anos da maior cooperativa de laticínios do Espírito Santo envolve o nome da empresa. Em 1957, com a necessidade de registro da marca, um funcionário foi enviado para o Rio de Janeiro. De lá, comunicou (por telegrama) que todos os nomes que tinha levado já eram de domínio de outras empresas, devendo-se escolher outro. Os dirigentes, então, imaginaram a marca "SELETA" (de selecionados) e comunicaram (também por telegrama) por telegrama. O telegrama chegou truncado ao destino, com a grafia "SELITA". 

Embora a palavra não fizesse sentido naquele momento, optou-se por mantê-la, considerando a dificuldade de iniciar um novo processo de registro. No entanto, em pouco tempo, a marca foi ganhando espaço e ficando conhecida dos consumidores, que a adotaram como preferencial, o que perdura até os dias de hoje.

Que competências são essenciais em um verdadeiro líder?
As principais competências daquele que lidera são a transparência e a capacidade de ouvir. É importante que as pessoas se preparem para o cargo que queiram exercer, com foco no crescimento contínuo.

Que características o levaram a ser reconhecido como um grande líder em seu segmento?
Credito o reconhecimento aos meus valores éticos e morais e à valorização e compartilhamento das decisões com os colaboradores, dando a eles oportunidade de desenvolver suas ideias e seus talentos.

Pontos moeda