Economia

4º Encontro Folha Business discute o aumento dos juros e a digitalização do setor financeiro

Evento reuniu o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, empresários e políticos

Foto: Víctor Machado

O 4ª Encontro Folha Business reuniu empresários e lideranças econômicas e políticas nesta nesta sexta-feira (13), em Vitória. O evento, que contou com a presença do presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, foi realizado em uma parceria da Apex Partners com a Rede Vitória.

Assista na íntegra o 4º Encontro Folha Business

O Folha Business chega a sua quarta edição sendo reconhecido como o ponto de encontro de executivos e sócios das principais empresas do Espírito Santo e os principais tomadores de decisão da iniciativa pública e privada.

Debate sobre os impactos do Open Banking

Víctor Machado
Víctor Machado
Víctor Machado
Víctor Machado

O primeiro painel foi sobre o Open Banking. A discussão sobre o tema ocorreu na mesma data em que o Banco Central inicia a segunda fase de implantação do Open Banking no Brasil.

A partir de agora, os clientes de instituições financeiras poderão autorizar o compartilhamento de seus dados. Com isso, a expectativa do BC é de que novos produtos e serviços possam ser oferecidos aos clientes, em condições mais favoráveis.

O painel de abertura '"Open Banking, a revolução tecnológica como alavanca para o Financial Deepining" teve a participação de Moacy Veiga, Fundador e CEO da Kinvo; Bruno Loiola, Fundador e Chief Growth Officer da Pluggy; e Rodrigo Cury CEO do BTG+.

A mediação foi realizada por Rogério Karp, Sócio e Head de B2C do BTG Pactual Digital.

Alocação de recursos no mundo digital e com juros mais baixos

Víctor Machado
Víctor Machado
Víctor Machado
Víctor Machado

Outro tema em discussão foi a alocação de recursos no mundo digital e com juros mais baixos. O painel contou com a participação de Cassio Bruno, Managing Partner da Moat Capital; Marcelo Mesquita, Sócio-fundador da Leblon Equities; e Paolo di Sora CEO e sócio-fundador da RPS Capital.

A mediação foi de Vinicius Torres, Head de Renda Variável na APX Invest e colunista em Mercado Diário.

Os convidados comentaram sobre as mudanças no processo de gestão e investimento. Eles afirmam que é preciso entender os novos modelos de negócios que surgem com a tecnologia.

"Há bastante tempo, tínhamos que pegar, fisicamente, os dados das empresas e hoje temos tudo digital. Tudo isso é possível graças a tecnologia, digitalização e acesso às informações. É uma transformação total. As empresas que não tiverem preparadas para isso, serão aniquiladas. A democratização e acesso à investimento é extraordinário e traz um desafio enorme", afirmou Paolo di Sora.

Campos Neto e Felipe Rigoni encerram evento

Víctor Machado
Víctor Machado
Víctor Machado
Víctor Machado

Encerrando o evento, o último painel contou com a participação do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e do deputado federal Felipe Rigoni. A mediação foi realizada pelo apresentador e head da plataforma Folha Business, Ricardo Frizera.

Ao falar sobre as inovações propostas pelo Banco Central, Campos Neto citou as funcionalidades que ainda serão implementadas no Pix, sistema que começou a funcionar em novembro de 2020 e que permite uma nova forma de realizar pagamentos e trasações bancárias.

Ele ainda revelou que a instituição está conversando com o Ministério da Saúde para a criação de um "Open Health", um sistema de dados de consumidores de produtos na área de saúde. Ele não deu detalhes sobre o sistema ou sobre como funcionaria.

Encontro Folha Business está em sua 4ª edição

O Encontro Folha Business é um evento que reúne lideranças econômicas, políticas e empresariais do Espírito Santo e está em sua 4ª edição.

Víctor Machado
Víctor Machado
Víctor Machado
Víctor Machado

De acordo com o empreendedor e investidor Ricardo Frizera, da coluna Mundo Business, o encontro se tornou o maior evento de negócios do Espírito Santo.

"Consolidamos um produto, que envolve um negócio grande e é onde a elite empresarial do estado se reúne para debater o futuro. Sempre trazemos de fora os principais tomadores de decisão sobre economia e política do Brasil. Não são analistas do que acontece. São convidados que fazem a economia e a política acontecerem", destacou Frizera.


Pontos moeda