Economia

Claro: América Móvil foi procurada para compra da TIM

Redação Folha Vitória

Brasília - O presidente da Claro, Carlos Zenteno, confirmou neste terça-feira, 9, que o grupo mexicano América Móvil foi procurado pelo banco BTG Pactual com uma oferta para a compra da TIM. No início do mês passado, a Oi comunicou ao mercado que havia contratado o banco para dar início a estudos para a realização de uma proposta à Telecom Itália, para a compra da TIM no Brasil e o seu fatiamento entre as demais concorrentes no mercado brasileiro.

"A América Móvil está sempre aberta para estudar oportunidades de consolidações de mercado. Mas o grupo é muito cuidadoso e os valores de uma eventual negociação precisam ser razoáveis", disse Zenteno ao chegar no 58º Painel Telebrasil, que acontece em Brasília.

O executivo avaliou que o mercado brasileiro está muito dividido com a oportunidade para um processo de concentração a exemplo do ocorrido na Europa. "O Brasil precisa de companhias fortes que consigam atender ao crescimento do mercado", completou.

Zenteno disse que o conselho da América Móvil ainda está analisando a participação da Claro no leilão de 4G na sequência de 700 MHz, que será realizado no dia 30 deste mês. Segundo ele, uma decisão deve ser tomada no México nos próximos dias. "Mas é lógico que se trata de uma sequência importante para melhorar a cobertura e a qualidade dos serviços de qualquer empresa. Será um leilão histórico, que envolve todo o setor de telecomunicações e a América Móvil está analisando todos os custos e prazos envolvidos nesse processo", disse.

Pontos moeda