Economia

Eletrosul recebe aval da Aneel para operar usina solar

Redação Folha Vitória

São Paulo - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) liberou o início das operações comerciais da usina solar instalada pela Eletrosul em sua sede administrativa, na cidade de Florianópolis (SC). A unidade conhecida como Megawatt Solar tem capacidade de 930 kW de potência instalada, conforme despacho publicado na edição desta quinta-feira, 25, do Diário Oficial da União (DOU). De acordo com a Eletrosul, a usina tem potência instalada de 1 megawatt-pico (MWp) e pode produzir aproximadamente 1,2 gigawatts-hora (GWh) de energia por ano.

A usina foi inaugurada em 27 de junho, porém apenas a partir de hoje pode operar comercialmente. A energia gerada no local deve ser leiloada pela Eletrosul, uma empresa do grupo Eletrobras. A usina Megawatt Solar é formada por 4,2 mil módulos fotovoltaicos e demandou investimento total de R$ 9,5 milhões, recurso proveniente de financiamento feito pelo banco de fomento alemão KfW.

Ceará

A Aneel também autorizou nesta quinta-feira o início da operação comercial de duas turbinas na usina eólica Ribeirão, localizada no município de Amontada (CE). A capacidade conjunta das unidades é de 21,6 MW de potência. Os ativos são operados pela Central Eólica Ribeirão Ltda.

Pontos moeda