Economia

Produção de cerveja cai 2,4% em agosto, diz CervBrasil

Redação Folha Vitória

São Paulo - Dados do Sistema de Controle de Produção de Bebidas (Sicobe) organizados pela Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil) apontam para uma retração de 2,4% na produção da bebida em agosto deste ano ante igual mês de 2013. De acordo com a entidade, que congrega as quatro maiores fabricantes do País (Ambev, Petrópolis, Brasil Kirin e Heineken), este é a segunda queda mensal em 2014. Em janeiro, a produção de cerveja no País também caiu 2,4% na comparação anual.

Em relação a julho, quando a produção foi impulsionada pela realização da Copa do Mundo, os 1,053 bilhão de litros de cerveja fabricados representam queda de 7,7%. "Com os resultados de agosto, o setor cervejeiro no Brasil entra em um período de avaliação de seus investimentos de longo prazo", afirmou, em nota, o diretor executivo da CervBrasil, Paulo Petroni.

No acumulado do ano, porém, a produção de cerveja no País ainda mantém crescimento de 8,7% sobre o mesmo período do ano passado. Em 2014, o setor foi beneficiado por fatores sazonais, como as elevadas temperaturas do verão, o carnaval tardio e a realização do Mundial.

IPCA

Ainda segundo a Associação, a inflação da cerveja até agosto medida pelo Índice de

Preços ao Consumidor - Amplo (IPCA) acumula alta de 4,1%, índice próximo ao do IPCA Geral, que é 4,0%. A inflação da bebida ficou ainda ligeiramente inferior ao do índice de Alimentos e Bebidas, que está em 4,8%.

Pontos moeda