Economia

BCE prevê pressão sobre preços de commodities não derivadas do petróleo

Redação Folha Vitória

Frankfurt - Os preços de commodities não derivadas do petróleo devem permanecer pressionados, apontou um relatório do Banco Central Europeu (BCE) sobre a inflação no bloco. Segundo o documento, as cotações de commodities agrícolas têm mostrado uma tendência de queda desde meados de 2012.

"A oferta ampla e os altos níveis de estoques contribuíram para a queda dos preços do trigo e do milho, em especial a partir do início de 2015", avalia o relatório. Até mesmo as restrições às exportações de trigo da Rússia não foram suficientes para impedir essa queda.

"A perspectiva para os preços globais de commodities agrícolas permanece baixista. Os níveis de produção de trigo e milho devem recuar apenas marginalmente na temporada 2015/16, enquanto a safra de oleaginosas (particularmente de soja) deve aumentar", afirmou o BCE.

Com relação aos metais, o relatório aponta que os preços têm recuado desde meados de 2011, pressionados pelo aumento da oferta e redução da demanda, em especial da China. "Na comparação com os preços de commodities agrícolas, os metais tendem a ser mais sensíveis ao desempenho da atividade econômica mundial", avaliou o BCE. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda