Economia

China alocará mais fundos em projetos de infraestrutura, diz órgão estatal

Redação Folha Vitória

Pequim - A Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China informou nesta segunda-feira que alocará mais fundos para apoiar a construção de infraestrutura no país. O anúncio é feito no momento em que a segunda maior economia do mundo enfrenta um processo de desaceleração.

O órgão estatal de planejamento disse em comunicado que ampliará já no início de setembro o dinheiro disponível, oriundo de um fundo de construção apoiado pelo governo, para apoiar a construção de infraestrutura com resultados previsíveis e de modo a não exacerbar problemas de excesso de capacidade industrial.

A comissão disse que daria prioridade a sustentar o crescimento econômico da China e elevar o investimento para manter o ritmo da economia. Também informou que irá reduzir o limite mínimo e a burocracia para a emissão de bônus corporativos, permitindo que empresas emitam novas dívidas para renegociar as anteriores. O órgão acrescentou ainda que permitirá que mais companhias levantem fundos através da emissão de bônus e invistam dinheiro em setores estratégicos do país.

Os indicadores econômicos da China, incluindo a produção industrial e o investimento em ativos fixos, vieram fracos em agosto, indicando mais fraqueza na economia do país. Funcionários do governo disseram que o crescimento mais fraco do investimento ocorreu principalmente por causa da falta de fundos, no momento em que os bancos reduzem os empréstimos, diante de um aumento nas dívidas com problemas. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda