Economia

China investiga companhias de transporte de cargas por suposta cobrança ilegal

Redação Folha Vitória

Pequim - A China investiga companhias de transporte marítimo de carga, diante de reclamações de companhias de comércio estrangeiras de que estão sofrendo cobranças ilegais e repetidas, segundo um texto da imprensa estatal Xinhua divulgado no site do governo.

O Conselho Estatal, o gabinete chinês, determinou que sete órgãos, incluindo o de planejamento econômico, o Ministério do Comércio, o das Finanças e o alfandegário, realizem inspeções in loco nas cidades portuárias de Qingdao e Ningbo, por causa de cobranças duplas em importações e exportações e em outras taxas de arbitragem, segundo a Xinhua.

O gabinete chinês apontou que a taxa de manipulação de contêineres em alguns portos subiu para 1.200 yuans (US$ 188), de 700 yuans no ano passado. A taxa de serviço para rebocar os navios avançou 30% na mesma comparação.

Mais investigadores têm sido enviados para várias cidades, segundo a Xinhua. O governo chinês deixou claro que os padrões para cobrança devem ser examinados e ajustados e que em princípio as taxas deveriam diminuir, não aumentar, de acordo com a agência estatal. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda