Economia

Lagarde elogia Ucrânia e pede que governo cumpra acordo com FMI

Redação Folha Vitória

Kiev, 06 - A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, elogiou os esforços da Ucrânia para reestruturar sua economia, mas alertou que Kiev precisa manter o acordo firmado com o Fundo. "Realizar tantas coisas num período tão curto de tempo é surpreendente", disse Lagarde ao presidente ucraniano, Petro Poroshenko, em entrevista coletiva em Kiev.

Segundo a chefe do FMI, o plano de reestruturação econômica que Kiev concordou em implementar como parte de um pacote de ajuda internacional de US$ 40 bilhões está começando a dar frutos. "A posição fiscal está mais fortalecida, o mercado de câmbio se estabilizou e o setor bancário está sendo preparado para voltar a oferecer crédito", disse.

Lagarde advertiu, no entanto, que o governo precisa cumprir o acordo e as promessas que foram feitas para que a confiança seja restaurada.

A diretora-gerente do FMI viajou a Kiev depois de ter participado da reunião do G-20 em Ancara, na Turquia. Tensões políticas na Ucrânia estão levantando especulações de que o governo pode perder apoio para o programa de reestruturação econômica.

Poroshenko disse que seu governo está determinado a realizar as reformas e espera assegurar a próxima tranche da ajuda internacional, em outubro. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda