• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Nova regra da ABNT sobre frango caipira garante padrão ao consumidor, diz ABPA

Economia

Nova regra da ABNT sobre frango caipira garante padrão ao consumidor, diz ABPA

São Paulo - A nova regra sobre produção de frango caipira definida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) vai garantir um padrão claro de qualidade do produto para os consumidores, avaliou o diretor de produção da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ariel Antônio Mendes. A norma, publicada na semana passada pela ABNT após um debate de dois anos, trata de aspectos gerais da produção e da rotulagem do segmento, pontuando questões como manejo, critérios de abate, controle sanitário, insumos e aditivos, estrutura produtiva, documentação exigida, controles laboratoriais e outros.

Em nota divulgada nesta terça-feira, 8, pela ABPA, Mendes afirmou que é fundamental estabelecer parâmetros para que haja um nicho de mercado bem delineado para este setor.

Segundo a ABPA, a norma foi estabelecida por meio de um comitê que contou com representantes da própria associação, da Associação Brasileira de Avicultura Alternativa (Aval), Ministério da Agricultura, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Embrapa, Coordenadoria de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo (CDA/SAA-SP), além de empresas e certificadoras do setor avícola e da própria ABNT.

De acordo com Mendes, o mercado de consumo de frango caipira apresentou crescimento nos últimos anos, atraindo a atenção de diversas empresas para o segmento. Conforme dados da Aval divulgados pela ABPA, o segmento conta com mais de 6 mil distribuidores no território nacional. São casas agropecuárias que realizam a revenda destas aves para pequenos produtores.