Economia

Líder da Opep e ministros de Petróleo saudita e argelino se reunirão, diz fonte

Redação Folha Vitória

Paris - Os ministros do Petróleo da Arábia Saudita e da Argélia planejam se reunir com o novo secretário-geral da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) em Paris nesta sexta-feira, disse uma fonte ligada ao assunto. A informação vem à tonta no momento em que grandes produtores da commodity têm na pauta um encontro ainda neste mês para discutir eventuais medidas para apoiar os preços.

Países se preparam para uma reunião nos intervalos de uma conferência na Argélia que ocorre entre 26 e 28 de setembro. O ministro do Petróleo da Argélia, Noureddine Bouterfa, e o secretário-geral da Opep, Mohammed Barkindo, buscam ganhar apoio para um congelamento na produção. Tentativa similar, porém, fracassou em abril, quando a Arábia Saudita recuou após a recusa do Irã em limitar sua produção.

Agora, com a Arábia Saudita produzindo em níveis perto de recordes históricos, o país pode estar mais propenso a fechar um acordo. Na segunda-feira, o ministro da Energia saudita, Khalid al-Falih, concordou em cooperar mais proximamente com seu colega da Rússia, Alexander Novak, mas ambos não se comprometeram com limites na produção. Al-Falih, Bouterfa e Barkindo se reúnem amanhã, disse a fonte.

O Irã está mais perto de atingir sua meta de produzir 4 milhões de barris por dia, o que pode facilitar uma solução. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda