Economia

OCDE avalia que resistência à globalização prejudica crescimento mundial

Redação Folha Vitória

Paris - O fracasso em confrontar a "resistência" à globalização irá condenar a economia mundial a cair numa "armadilha de fraco crescimento", alertou hoje a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), ressaltando que taxas de juros muito baixas ou negativas estão distorcendo os mercados de ativos e ameaçando a estabilidade dos sistemas financeiros.

Os fluxos de bens e serviços entre os países tiveram forte aumento ao longo de décadas, à medida que grandes empresas transferiram parte de sua produção e empregos para o exterior, num processo conhecido como globalização. Desde a crise financeira de 2008, no entanto, os fluxos vêm crescendo em ritmo bem mais lento, em meio a sinais de que companhias estão trazendo a produção de volta para seus países de origem.

Em relatório trimestral sobre a economia mundial, a OCDE avalia que a revitalização do comércio impulsionaria a produtividade e contribuiria para o crescimento global. O apelo da entidade por novas medidas de incentivo ao comércio, porém, vem num momento de crescente ceticismo sobre os benefícios da globalização.

Em entrevista ao The Wall Street Journal, a economista-chefe da OCDE, Catherine Mann, disse que esse ceticismo é fruto de tentativas fracassadas no passado de ajudar a minoria de trabalhadores que perderam empregos como resultado da globalização, mas previu que essas falhas podem ser corrigidas com mais financiamento para programas de requalificação e outros tipos de assistência no futuro.

A OCDE, que presta consultoria sobre política econômica a governos, defende que recentes medidas protecionistas sejam revertidas e que as barreiras tarifárias e não tarifárias existentes sejam reduzidas. A entidade também pede a remoção de obstruções a investimentos de empresas no exterior.

Economistas da OCDE calculam que essa combinação de iniciativas elevaria a taxa de crescimento da produtividade em 0,2 ponto porcentual por ano, o que representaria um impulso significativo, levando-se em conta que a expansão média nos últimos dez anos foi de apenas 0,5%. Eles reconhecem, no entanto, que o atual ambiente político "não é encorajador" para a liberalização comercial.

No documento, a OCDE também nota que o relaxamento cada vez maior das políticas monetárias causa distorções nos mercados de ativos e torna-se uma ameaça para a estabilidade financeira. A entidade recomenda que o Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) continue elevando "gradualmente" os juros básicos de curto prazo, mas avalia que uma postura "acomodatícia" continua sendo apropriada na zona do euro e no Japão. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda