Economia

Eduardo Couto, da Totvs Corporação, vence o Prêmio Líder Empresarial 2019

"Improdutividade me provoca arrepios. Eu persigo metas e objetivos o tempo todo, sei para onde quero ir"

Foto: Divulgação

Eduardo Couto foi executivo da Totvs Corporação durante 13 anos e há 10 está à frente da Totvs no Espírito Santo, como diretor-executivo. No mercado capixaba, a empresa conquistou mais de 600 clientes nos mais diversos segmentos. Em 2019, a Totvs retomou a rota de crescimento, voltou a contratar profissionais e já projeta um crescimento de 30% em venda para clientes novos.

Quem é você? Como se define?
Eu sou focado em resultados, não gosto de deixar nada pela metade e busco qualidade. Improdutividade me provoca arrepios. Eu persigo metas e objetivos o tempo todo, sei para onde quero ir. Procuro ser ético e coerente e uma pessoa previsível com os meus liderados.

Ser líder é:
Ser exemplo em tudo que faz. Sua vaidade não pode ser maior do que a vaidade de influenciar os outros positivamente. Deve ser lembrado por suas ações pautadas na ética, nos bons costumes e no respeito às leis.

O que é mais fácil e o que é mais difícil em ser líder?
Quando você tem boa educação, princípios e propósitos, isso facilita o trabalho de exercer a liderança. O mais difícil é ser exemplo o tempo todo nas suas atitudes e comportamentos, influenciar pessoas positivamente, desenvolver os liderados para que sejam pessoas melhores e inspirá-los a caminharem na mesma direção.  

Qual é a relação entre ser um bom líder e o sucesso da empresa que lidera?
Bons líderes formam liderados engajados e motivados no propósito da empresa e isso interfere diretamente no resultado da companhia. Não existe uma empresa de sucesso sem uma liderança exemplar.   

O que diferencia um líder de um grande líder?
Um grande líder extrapola sua liderança para além dos liderados diretos. Ele é reconhecido pelo exemplo e comportamento em toda a sociedade. Ele inspira, influencia e é admirado por pessoas de várias classes sociais e segmentos da sociedade.

Como o líder pode alinhar os propósitos dos liderados com os da empresa?
O caminho mais fácil é o líder conhecer o sonho de seus liderados e o que os motiva e alinhar com os propósitos da empresa.

Quais são os seus líderes? Quem lhe inspira?
Tive dois grandes líderes, Rodrigo Mascarenhas (fundador da RM Sistemas) e Laercio Consentino (fundador da Totvs). Uma boa dose de empreendedorismo que carrego comigo, eu aprendi com eles.

A que você é grato?
Eu sou grato a Deus pela minha família. Sou grato a meus pais pela educação que me deram e a todos os meus sócios e funcionários pela dedicação que eles têm nas atividades que exercem nas minhas empresas.

Quais são seus sonhos?
Ver a perpetuidade dos meus negócios, gerando empregos e colaborando para o engrandecimento da sociedade. Eu me considero uma pessoa realizada, quero apenas continuar dedicando meu tempo a minha família, ver meus filhos formados e realizados profissionalmente, curtir momentos com meus amigos e usufruir da minha aposentadoria na minha fazenda muito em breve.   

 

Pontos moeda