Economia

Agosto teve recorde de abertura de empresas dos últimos 10 anos no Rio

Nos últimos 20 anos, esse foi o segundo maior número de empresas constituídas no mês, perdendo somente para agosto de 2009, com 7.676 empresas.

Foto: Divulgação

O último mês de agosto registrou número recorde de empresas abertas no estado do Rio de Janeiro nos últimos 10 anos. De acordo com informação divulgada nesta quarta-feira (2) pela Junta Comercial do Estado (Jucerja), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, foram abertos no total, em agosto, 6.036 novos negócios, revelando expansão de 23% em comparação com o mesmo mês em 2019, quando foram contabilizadas 4.902 novas empresas.

Nos últimos 20 anos, esse foi o segundo maior número de empresas constituídas no mês, perdendo somente para agosto de 2009, com 7.676 empresas.

Na avaliação do presidente da Jucerja, Vitor Hugo Feitosa, o aumento reflete o trabalho que o governo fluminense vem fazendo para tornar mais fácil o processo de abertura de empresas, contribuindo, dessa forma, para melhorar também o ambiente de negócios no estado. “Durante toda a pandemia, a Jucerja avançou no desenvolvimento do processo 100% digital, o que permitiu a continuidade dos registros. Além disso, somos a única junta comercial do país a utilizar o Biovalid, aplicativo de reconhecimento facial para assinatura de processos”, destacou Feitosa.

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, a Jucerja vinha registrando elevação gradual no número de aberturas. Segundo o órgão, o pior mês foi abril, com 1.081 novas empresas. Em maio, o número evoluiu para 2.171, chegando a 3.372 em junho. No mês de julho, foram contabilizadas 5.248 novas constituições.

FONTE: Agência Brasil

Pontos moeda