Economia

Feijão está caro? Veja outros grãos para substituí-lo!

A nutricionista Adriana Stavro elaborou uma lista com dez substitutos que estão com o preço mais em conta

Foto: Divulgação

A alta nos preços dos alimentos está desafiando o brasileiro, a alternativa para não afetar o orçamento é diversificar o cardápio. Como é o caso do feijão preto que acumula alta de 28,92% no ano e o  feijão carioca, de 12,12%, segundo o IBGE.

O economista André Braz, coordenador do IPC do FGV IBRE, alertou que passando ou não por um período de aumento no preço dos alimentos, precisamos ter atenção nos produtos da safra e não comprar o que está caro. 

Durante entrevista ao R7 Economize, a nutricionista Adriana Stavro elaborou uma lista com dez substitutos que estão com o preço mais em conta. 

Ervilha

Rica em fibras, vitaminas A, B, C, E e K, zinco, magnésio, ferro, potássio, cálcio, entre outras. Faz bem ao coração, previne a diabetes, fortalece os ossos e o sistema imunológico.
Foto: Reprodução

Feijão-azuqui 

Rico em fibras, proteínas, carboidratos de baixo índice glicêmico, folato, manganês, fósforo, potássio, cobre, magnésio, zinco, ferro e antioxidantes. Por isso, é muito benefícios à saúde, segundo Adriana. 

Feijão-de-fava-branca 

Com uma grande quantidade de proteínas, fibras, além de manganês, ácido fólico e minerais que atuam no sistema imunológico, de acordo com Adriana.

Feijão-fradinho ou feijão-de-corda 

É rico em fibras, essencial para a manutenção do processo digestivo saudável e diminuição da constipação, segundo Adriana. Também ajuda na redução do risco de doença cardíaca e diabetes. Também possui bastante proteína

Feijão-moyashi

Foto: Reprodução
Rico em cálcio, fósforo, ferro, além de vitaminas do complexo B que são essenciais ao crescimento, evitam a queda de cabelos e infecções de pele.


Feijão-vermelho 

Fonte de antioxidantes, substâncias que combatem os radicais livres e evitam o envelhecimento precoce, conta Adriana. Também são bons para o coração e a circulação, protegem contra doenças cardiovasculares e previnem o desenvolvimento de tumores.

Lentilha 

Rica em fibras e carboidratos com baixo índice glicêmico e oferece alto poder de saciedade por retardar a digestão e absorção, explica a nutricionista Adriana Stavro. O grão também tem ácido fólico, magnésio, zinco, ferro e proteína e contribui para o funcionamento adequado do intestino. Há opções de lentilhas verdes, pretas e marrons.

Com informações do portal R7


Pontos moeda