Marcas ÍCONES 2020

Economia

Selita: há 81 anos na mente e no coração dos capixabas

Os 80 produtos da Selita são comercializados no Espírito Santo, Rio de Janeiro e sul da Bahia

Foto: Cloves Louzada

A Cooperativa de Laticínios Selita foi vencedora do prêmio Marcas Ícones nas categorias Leite e Queijo, mas, além desses produtos, tem outras delícias para oferecer aos consumidores. Fazem parte ainda do seu mix leite em pó, iogurte, doce de leite, requeijão, creme de leite, bebida láctea e manteiga.

Formada por 1.800 cooperados, na sua maioria pequenos produtores, tem sede em Cachoeiro de Itapemirim e capta leite em 51 municípios do Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Seus cerca de 80 produtos são comercializados no Espírito Santo, Rio de Janeiro e sul da Bahia.

“O ano de 2020, apesar de todas as dificuldades, têm trazido um bom retorno para a cooperativa. Estamos nos preparando para inaugurar, em 2021, um novo parque industrial, mais moderno, sustentável e com tecnologia de ponta. Vamos aumentar nossa capacidade de produção, podendo chegar até 800 mil litros/dia, e serão fabricados novos produtos. Essa nova indústria vai permitir que a cooperativa seja ainda mais competitiva e continue sendo referência em laticínios no Espírito Santo”, comemora o presidente da Selita, Leonardo Monteiro.

Esta é a sexta vez que a Selita está no topo da lembrança do consumidor capixaba, e essa conquista, segundo Leonardo, referência a marca na mente e no coração das pessoas. “Os atributos que nos permitiram ser uma marca ícone são a relação de confiança com o mercado e a oferta de alimentos saudáveis, saborosos e confiáveis. Isso nós procuramos fazer dia a dia, há 81 anos”, ressalta.

Neste período desafiador da pandemia do novo coronavírus, a cooperativa se preocupou em adotar medidas que, ao mesmo tempo, garantissem a segurança de todos os colaboradores e o abastecimento nos pontos de venda. Logo após o decreto de pandemia, foram introduzidas na Selita diversas ações de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde, como higienização das mãos com álcool 70%, uso de máscara e sanitização dos caminhões que acessam à empresa. Além disso, colaboradores que faziam parte do grupo de risco tiveram férias antecipadas, alguns foram afastados sem prejuízo na remuneração ou passaram a atuar em home office. Feito isso, a área operacional foi mantida em pleno funcionamento, não deixando faltar produtos nos diversos pontos de vendas.

Cloves Louzada
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“A cooperativa Selita sempre se posicionou no mercado mostrando que, além de produtos diferenciados, está diariamente praticando ações visando a melhorar a qualidade de vida dos seus cooperados e familiares, trabalhando com projetos sociais e outros voltados ao meio ambiente. Essas ações serão ainda mais frequentes e apresentadas aos consumidores, mostrando que a cooperativa está cada vez mais preocupada em ter um crescimento sustentável”, afirma o presidente.

De acordo com ele, a lembrança em Marcas Ícones é importante justamente porque é baseada na opinião dos consumidores, que conhecem muito bem os produtos e o que a Selita representa para o Espírito Santo em termos de geração de emprego e renda. “Uma marca, para ser reconhecida, tem que ter no seu DNA tudo aquilo que o consumidor deseja. E nós, da Selita, procuramos transformar esses desejos e necessidades alimentares em realidade, produzindo, em todos estes anos, alimentos que têm na qualidade seu grande diferencial.”

Para a cooperativa, marketing e comunicação são importantes ferramentas para fazer chegar aos consumidores o que a Selita pretende colocar à disposição, valorizando a marca por meio de ações sociais e apresentando a empresa de uma maneira sustentável. Também são importantes para apresentar seu crescimento e para que seus valores, como transparência, ética e responsabilidade, sejam assimilados pelos consumidores como um espelho de suas ações.



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