Economia

Viação Águia Branca se une a grupo do RJ para formação de nova empresa

Entretanto, a constituição da joint venture, denominada BusCo, ainda depende da aprovação dos órgãos reguladores, entre eles o Cade

Foto: Divulgação

A Viação Águia Branca e o Grupo JCA anunciaram a criação de uma joint venture que deverá atuar no setor de transporte de passageiros. A constituição da nova empresa, no entanto, ainda depende da aprovação dos órgãos reguladores, entre eles o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). A solicitação para a criação da joint venture, denominada BusCo, foi protocolada na quarta-feira (9) nos órgãos reguladores e a aprovação do pedido pode demorar até dez meses.

De acordo com a Águia Branca, a nova empresa atuará na prestação de serviços de transporte terrestre interestadual de passageiros dentro do Brasil, por meio de linhas regulares, e terá como canal principal de distribuição sua plataforma de vendas online, que comercializará somente passagens de ônibus relativas aos mercados operados pela própria BusCo.

A nova empresa será uma sociedade por ações de capital fechado e será detida, direta ou indiretamente, pela JCA e pela Viação Águia Branca, na proporção de 50% cada. O fechamento da operação ocorrerá após a obtenção das aprovações necessárias, incluindo das autoridades regulatórias e concorrenciais.

A JCA é uma holding do setor de turismo e de transporte rodoviário de passageiros e cargas. O grupo tem sede na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro. Entre as empresas que fazem parte do grupo estão a Auto Viação 1001, Rápido Ribeirão Preto, Auto Viação Catarinense, Rápido Macaense, Viação Cometa, Expresso do Sul e a Expresso Kaiowa, todas do segmento de transporte terrestre.

Pontos moeda