Economia

Banco da Coreia do Sul reduz taxa de juros para 2,0%

Redação Folha Vitória

Seul - O Banco da Coreia do Sul (BoK, na sigla em inglês) cortou a taxa básica de juros para a mínima histórica vista pela última vez em 2010, a 2,0%, à medida que as autoridades de Seul seguem nos esforços para impulsionar o crescimento anêmico da economia do país.

O corte anunciado nesta quarta-feira (horário local), combinado com a redução de 25 pontos-base em agosto, trouxe a taxa para um nível visto pela última vez entre fevereiro de 2009 e junho de 2010, quando a Coreia do Sul começou a se recuperar da crise financeira global.

Muitos economistas sugeriam que o banco central poderia fazer um novo corte no anúncio de hoje, visto que a demanda doméstica - motor do crescimento econômico do país - ainda precisa se fortalecer mais. Os dados do mês passado mostraram que a indústria da Coreia do Sul mergulhou em contração, enquanto o sentimento do consumidor permaneceu morno.

Ainda nesta quarta-feira o BoK deve emitir um novo relatório de panorama econômico, no qual deve revisar para baixo a projeção de crescimento anual e de inflação em 2014 para 3,8% e 1,9%, respectivamente. O Produto Interno Bruto (PIB) da Coreia do Sul cresceu 0,5% no segundo trimestre, segundo a última leitura, uma desaceleração na comparação com o avanço de 0,9% no primeiro trimestre. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda