• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

CNC reduz estimativa de emprego temporário no Natal

Economia

CNC reduz estimativa de emprego temporário no Natal

Rio - A previsão de crescimento mais magro das vendas no Natal deste ano levou a uma revisão da expectativa de contratação de trabalhadores temporários para o comércio no período. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o setor deverá oferecer 138,4 mil vagas de emprego, ou 300 postos de trabalho a menos do que o previsto anteriormente.

O número ainda corresponde a uma expansão de 0,7% em relação às vagas temporárias criadas para o Natal do ano passado. Mas a estimativa é menor do que a expansão de 0,8% projetada antes.

Do total de funcionários temporários, a CNC prevê que 22,8 mil (17,3%) sejam efetivados nos meses seguintes ao Natal, porcentual menor do que a média dos últimos cinco anos, de 20,3%. A entidade credita o menor grau de absorção de temporários à expectativa de crescimento moderado das vendas nos próximos meses.

A atividade de vestuário e calçados deverá oferecer quase a metade (47,8% do total) das vagas voltadas para o final de ano no varejo, o equivalente a 66,2 mil postos de trabalho.

A CNC revisou também a previsão de crescimento do comércio no Natal. As vendas devem movimentar R$ 31,7 bilhões. O resultado é 2,6% maior que o de 2013, mas abaixo da previsão anterior, que estimava um crescimento de 3% do comércio.