Economia

Austrália: inflação do 3º tri pode influenciar decisão sobre juro, dizem bancos

Redação Folha Vitória

Nova York - Os dados da inflação do terceiro trimestre da Austrália, que serão divulgados na quarta-feira, devem ter influência na decisão do banco central do país (RBA, na sigla em inglês) sobre um possível corte na taxa de juros em novembro, avaliaram bancos.

O Macquarie disse, em nota, que um aumento nas taxas de juros de empréstimo para habitação pelos quatro maiores bancos do país nos últimos dias não é suficiente para motivar um corte na taxa de juros australiana, especialmente na ausência de dados que sustentem essa decisão. Mas o economista do Macquarie James McIntyre projeta que a inflação do terceiro trimestre virá abaixo da previsão do RBA. Se isso se confirmar, pode dar margem a um corte na taxa de juros pelo banco central do país na próxima reunião de política monetária no início de novembro.

O JPMorgan também assinalou que a iniciativa dos quatro maiores bancos não é um divisor de águas para o banco central no curto prazo. Mas Stephen Walters, economista-chefe do JPMorgan, avalia que os dados do terceiro trimestre que sairão na quarta-feira podem dar subsídio a um corte na taxa, se vierem abaixo do esperado. O banco também acredita que seria necessário um inesperado fortalecimento do dólar australiano para que o RBA contemple de forma mais séria a flexibilização da política monetária. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda