Economia

Azilat Petroleum adquire fatias da OGX em dois blocos de exploração

Redação Folha Vitória

Londres - A AziLat Petroleum, companhia de petróleo e gás com foco na América do Sul, que conta com o apoio da empresa de investimentos Seacrest Capital Group, vai adquirir fatias da OGX Petróleo e Gás em dois blocos de exploração altamente prospectivos na costa nordeste do Brasil, nos quais a ExxonMobil Corp. é a operadora. O valor do negócio não foi informado e ele ainda está sujeito à aprovação de órgãos brasileiros.

Os blocos comprados pela AziLat Petroleum estão localizados na Bacia do Ceará e na Bacia Potiguar, no offshore no Brasil.

Alguns geólogos acreditam que as áreas de águas profundas em Potiguar e outras regiões costeiras do norte do Brasil podem conter estruturas petrolíferas similares àquelas do outro lado do Atlântico, na África Ocidental.

A Exxon, que tem uma participação de 50% na licença da Bacia do Ceará e uma fatia de 35% no bloco da Bacia Potiguar, ganhou os direitos sobre os blocos em 2013, em uma rodada de licitação na qual as gigantes do petróleo BP PLC e Total SA também ganharam licenças.

"Os dois blocos estão localizados em... uma das áreas de exploração mais animadoras globalmente e lar de uma série de grandes gigantes", disse Michael Stewart, diretor da AziLat. Uma pesquisa sísmica em um dos blocos está em andamento.

As empresas de private equity estão com capital e em busca de oportunidades, já que os baixos preços do petróleo reduziram o preço dos ativos e das empresas.

A Seacrest tem investido na exploração de petróleo offshore em todo o mundo, incluindo projetos no Reino Unido, na Noruega e na Namíbia.

Pontos moeda