Economia

China vai manter crescimento estável no 4º trimestre e em 2016, diz porta-voz

Redação Folha Vitória

Pequim - A economia da China vai manter crescimento estável no quarto trimestre deste ano e em 2016, apesar de ter mostrado expansão anual de 6,9% no terceiro trimestre, abaixo da meta anual do governo, de 7%, afirmou Sheng Laiyun, porta-voz do Escritório Nacional de Estatísticas do país, durante coletiva de imprensa.

Segundo Sheng, é normal que ocorram flutuações na economia, mas a tendência geral é de que não haja mudança no crescimento estável do gigante asiático.

O resultado do PIB chinês no terceiro trimestre foi o mais fraco desde 2009 e se seguiu à alta de 7% vista no segundo trimestre, mas veio acima da previsão dos analistas, que era de aumento de 6,8%.

Sheng também comentou que o Acordo de Parceria do Transpacífico (TPP, na sigla em inglês), histórico acordo de comércio fechado recentemente entre os EUA, o Japão e outros dez países na orla do Pacífico, poderá ter algum impacto na China, mas não deverá ter grande influência no curto prazo.

Para Sheng, o TPP - que envolve países responsáveis por 40% do PIB mundial - deverá exercer alguma pressão sobre as exportações chinesas. O porta-voz acrescentou, no entanto, que o acordo gera uma ótima oportunidade para a China reestruturar sua economia e promover melhorias em sua indústria. O governo chinês também está tomando iniciativas, como buscar acordos de livre comércio bilaterais, acrescentou Sheng. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda