Economia

Presidente da Mercedes-Benz no Brasil diz que é preciso observar o longo prazo

Redação Folha Vitória

São Paulo - O presidente da Mercedes-Benz no Brasil, Phillipp Schiemer, lamentou nesta quarta-feira, 14, a falta de estabilidade para investir no País e disse que, se ela existisse, mesmo em momento ruim da economia o crescimento seria inevitável em 2016. "Mas se não tivermos previsibilidade, se ficarmos em altos e baixos, aí fica difícil", comentou o executivo, em evento de lançamento de novos veículos da montadora, em São Bernardo do Campo.

Enquanto isso, declarou Schiemer, a Mercedes-Benz seguirá "arrumando a casa" para estar pronta dar uma resposta rápida caso o mercado apresente uma melhora. "Temos de estar preparados", disse. Sobre lançar novos modelos em período de crise econômica, o executivo explicou que a empresa não pode olhar somente para o momento atual quando decide investir e tomar decisões de produto. "Tem de olhar o longo prazo, o Brasil tem um potencial muito grande de crescimento", afirmou.

O executivo também comentou o andamento do Plano de Proteção de Emprego (PPE) - no qual os funcionários têm redução da jornada e de salários, com metade da perda salarial compensada pelo governo. Ela firmou que a Mercedes-Benz, que aderiu ao programa no fim de agosto, está "muito satisfeita com os resultados".

A companhia conta com 8,9 mil trabalhadores cadastrados no programa. Mesmo com o benefício, a montadora tem hoje, segundo Schiemer, um excesso de 2 mil funcionários trabalhando. Antes da adesão ao PPE, a montadora pretendia demitir 1,5 mil trabalhadores para ajustar suas despesas ao faturamento.

Para 2015, o presidente da montadora no Brasil prevê uma produção de 40 mil unidades de veículos pesados, entre caminhões e ônibus. O resultado representa queda em relação ao passado, quando a produção atingiu o patamar de 52 mil unidades. "Para o ano que vem, não adianta fazer previsão. Mas estamos nos preparando para enfrentar um ano difícil", comentou.

Pontos moeda