Ford avalia que economia brasileira mostra sinais de que chegou ao fundo do poço

Economia

Ford avalia que economia brasileira mostra sinais de que chegou ao fundo do poço

Redação Folha Vitória

São Paulo - Uma das montadoras que mais perderam mercado no Brasil durante a crise econômica, a Ford afirmou em balanço divulgado nesta quinta-feira, 27, que o terceiro trimestre registrou o menor ritmo de queda na venda de veículos da marca este ano. "A economia do Brasil mostra sinais de que chegou ao fundo do poço", afirma a empresa no documento.

A Ford não detalha os dados do terceiro trimestre por país, mas, segundo a Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), os emplacamentos de automóveis e comerciais da montadora somaram 50,1 mil unidades nos três meses encerrados em setembro, queda de 24,6% em relação a igual período do ano passado. No segundo trimestre, o recuo havia sido de 39,6% ante igual trimestre de 2015 e, no primeiro trimestre, de 40,2%, na mesma comparação.

Com as baixas em 2016, a marca tem perdido terreno para outras montadoras. Em 2015, a Ford ocupava o quarto lugar na preferência dos brasileiros, com 10,2% do mercado. No acumulado de 2016 até setembro, a empresa caiu para a sexta posição, com 8,9% de participação, perdendo espaço para Hyundai e Toyota, ainda de acordo com a Fenabrave.

A empresa reconhece em seu balanço que tem perdido mercado, mas só mostra dados referentes à América do Sul, onde a participação da Ford caiu de 10,2% em 2015 para 9,4% em 2016. Para a empresa, o mau desempenho do Fiesta no Brasil explica a perda de espaço na região. Segundo a Fenabrave, as vendas do modelo caíram 63,6% no acumulado de janeiro a setembro, de 32,9 mil unidades em 2015 para 12 mil em 2016.