Economia

Ligações interurbanas ficam mais baratas em 7 municípios capixabas. Veja quais são!

A estimativa da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) é de uma redução de 60% no custo da ligação para 281 municípios da Região Sul, 199 da Região Nordeste, 69 do Sudeste e 38 da Região Norte. O benefício real da mudan

A partir do próximo domingo (30), as chamadas dos telefones fixos para os municípios vizinhos ficarão mais baratas para consumidores de 587 municípios. Na área local da Grande Vitória, os municípios contemplados são: Cariacica, Fundão, Guarapari, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória. 

Estas ligações deixarão de ser cobradas como interurbanas e passarão a ter a mesma tarifa das chamadas locais. A estimativa da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) é de uma redução de 60% no custo da ligação para 281 municípios da Região Sul, 199 da Região Nordeste, 69 do Sudeste e 38 da Região Norte. 

As ligações terão a mesma tarifa das chamadas locais Foto: Agência Brasil

O benefício real da mudança vai depender do plano de serviço contratado pelo assinante. Além dos planos básicos, as concessionárias oferecem vários planos alternativos, que são os preferidos dos usuários. 

É estimado que a redução das tarifas dos planos básicos locais das concessionárias de telefonia fique em torno de 60%, considerando o valor de R$ 0,08 para o minuto local e o valor médio de R$ 0,20 para minuto de longa distância nacional. 

De acordo com dados da Anatel de junho deste ano, 25,30% dos assinantes da Oi, 9,64% da Telefônica, 8,60% da CTBC Telecom e 7,87% da Sercomtel utilizam os planos básicos de serviço. 

Área local é a área geográfica de prestação de serviços, definida pela Agência segundo critérios técnicos e econômicos, onde é prestada a telefonia fixa na modalidade local. As alterações do Regulamento sobre Áreas Locais para a telefonia fixa foram publicadas no dia 03 de maio por meio da Resolução Anatel nº 666/2016 e estabelecia um prazo de 180 dias para entrada em vigor da medida. 

Pontos moeda