Economia

Opep pode reequilibrar setor de petróleo até o fim do ano, diz consultoria

Os mercados globais estão atualmente com excesso de oferta de cerca de 700 mil barris por dia, embora recuos recentes nos estoques dos Estados Unidos tenham sido encorajadores

Redação Folha Vitória
Os cortes comprometidos teriam de ser mantidos pelos próximos 12 meses, o que geraria um déficit na oferta de petróleo Foto: Divulgação

Londres - Caso os membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) cheguem a um acordo para realizar cortes na oferta da commodity como prometido em um acordo preliminar, isso deve acelerar o reequilíbrio dos mercados de petróleo até o fim de 2016, na avaliação da consultoria Bernstein Research.

Segundo ela, os mercados globais estão atualmente com excesso de oferta de cerca de 700 mil barris por dia, embora recuos recentes nos estoques dos Estados Unidos tenham sido encorajadores.

"Sem um corte, os mercados de petróleo irão registrar déficit no segundo semestre do próximo ano, mas com os cortes da Opep o reequilíbrio será adiantado para o fim de 2016", afirma a consultoria.

Para isso, os cortes comprometidos teriam de ser mantidos pelos próximos 12 meses, o que geraria um déficit na oferta de petróleo até o fim do próximo ano, que ainda precisa perdurar para que se retire do mercado o excesso de estoques da commodity. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda