Economia

Atividade global segue em recuperação gradual, diz Ilan

Redação Folha Vitória

Brasília, 14/10/2017 - O presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, afirmou hoje, durante evento em Washington, nos Estados Unidos, que a perspectiva global tem sido favorável e que a atividade continua no caminho de recuperação gradual, sem pressionar as condições financeiras das economias avançadas.

"O processo de normalização da política monetária em economias avançadas tem sido baseado no gradualismo, na transparência e tem focado em não colocar em risco o crescimento incipiente no mundo", avaliou. "Apesar de episódios ocasionais de volatilidade relacionados a eventos geopolíticos, este ambiente está favorecendo as economias emergentes, que continuam a se beneficiar das menores taxas de juros, do dólar mais fraco e do baixo risco."

Por outro lado, Goldfajn retomou uma ideia presente nas comunicações mais recentes do Banco Central: a de que os países emergentes não devem tomar este desenvolvimento externo benigno como permanente e precisam trabalhar em suas próprias vulnerabilidades. Segundo ele, uma condição mais apertada pode ser menos favorável aos emergentes nos próximos anos.

Goldfajn afirmou ainda que a economia brasileira mostra maior capacidade para absorver contratempos ocasionais na economia global, graças ao robusto balanço de pagamentos, à baixa inflação, às expectativas ancoradas e à perspectiva de recuperação econômica.

Pontos moeda