Economia

Dyogo diz que intenção é enviar novo orçamento de 2018 até o fim do mês

Redação Folha Vitória

Brasília - A equipe econômica pretende encaminhar até o fim do mês a mensagem modificativa do Orçamento de 2018, disse nesta segunda-feira, 16, o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira. O envio é necessário para ajustar as despesas do governo à nova meta fiscal, que permite déficit de até R$ 159 bilhões no ano que vem.

Antes disso, porém, o governo ainda precisa encaminhar medidas de aumento de receitas e redução de despesas, como a mudança na tributação dos fundos exclusivos de investimento, o aumento na alíquota previdenciária de servidores e o adiamento de reajustes do funcionalismo. O ministro negou que as medidas sejam impopulares.

"Não acho que haja medidas impopulares. As medidas que já foram anunciadas inclusive tiveram boa receptividade junto ao público. A questão aqui é mesmo o timing que a gente tem tratado, e a nossa previsão é de que até o final deste mês já tenha enviado a complementação do orçamento e, portanto, as medidas que fazem parte dessa complementação", afirmou após participar da abertura da 3º Semana de Inovação em Gestão Pública, em Brasília.

Como já mostrou o Broadcast, serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado, o presidente Michel Temer foi aconselhado por auxiliares a aguardar a votação da segunda denúncia na Câmara dos Deputados para enviar as medidas ao Congresso. Essa seria uma maneira de evitar desagradar aos parlamentares em um momento político tão sensível.

Pontos moeda