Mais de 23 mil capixabas ainda estão na malha fina do Imposto de Renda

Economia

Mais de 23 mil capixabas ainda estão na malha fina do Imposto de Renda

Se forem identificadas pendências passíveis de retificação, o contribuinte pode retificá-las

Mais de 23 mil capixabas estão na Malha das Declarações de Imposto de Renda, referentes ao calendário 2016. Segundo a Receita Federal, atualmente há 23.459 contribuintes do Espírito Santo estão nessa situação e não há uma previsão de emissão de cartas, já que o órgão aguarda a auto-regularização dos contribuintes, por meio da retificação da declaração, até o fim do ano.

Ao todo, já foram liberados 5 lotes e 181.673 capixabas já receberam a restituição em um montante de R$ 268.684.219,60 restituídos. Quem tem direito à restituição e ainda não recebeu, deve consultar o extrato de sua declaração para verificar se está em malha.

Após a transmissão, a declaração é processada pela Receita Federal do Brasil e o resultado do processamento estará disponível no Extrato da DIRPF. Para acessar o extrato, é necessário possuir certificado digital ou código de acesso. O código de acesso é gerado pelo próprio contribuinte mediante os números de recibo da entrega da Declaração dos dois últimos exercícios.

Se forem identificadas pendências passíveis de retificação, o contribuinte pode retificá-la. Se não houver pendências passíveis de retificação, pode solicitar a antecipação da análise da malha, pela internet, ou aguardar a intimação da Receita Federal.