Economia

PF faz operação no Espírito Santo contra fraudes em crédito agrícola no Banco do Brasil

O Banco do Brasil (BB) informou, por meio da assessoria de comunicação, que 'colabora com as investigações'

Ribeirão Preto - A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta terça-feira (31), a segunda fase da Operação Turbocred, para combater o desvio de verbas públicas por meio de fraudes em financiamentos agrícolas no Banco do Brasil entre 2012 e 2015. São cumpridos 39 mandados de busca e apreensão no Espírito Santo, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás. Policiais foram deslocados às residências de tomadores de empréstimos considerados "fraudulentos", funcionários e ex-funcionários do Banco do Brasil, e de pessoas que atuaram como "laranjas" nas fraudes.

A segunda fase da operação Turbocred decorre da análise da documentação apreendida em agências do Banco do Brasil durante a primeira fase, em 17 de maio do ano passado. Foram analisadas 149 operações de financiamentos agrícolas, 13 de outras modalidades e 90% haviam sido fraudadas, de acordo com a PF.

Entre os tipos de fraude apurados no inquérito estão a obtenção de financiamentos para custear atividade agrícola em imóvel próprio, mas usado em imóvel arrendado a terceiros; falsificação de carta de arrendamento para empréstimos de atividade agrícola fictícia e a tomada de sucessivos financiamentos para diversos empreendimentos agrícolas, sem capacidade financeira.

A PF informou que as investigações apontam pagamento de propina a funcionários do Banco do Brasil para a obtenção de financiamentos por meio de contas-correntes em nome de "laranjas". "Os investigados responderão, na medida de suas participações, por crimes de gestão fraudulenta e gestão temerária de instituição financeira, aplicação de recursos de financiamento em finalidade diversa, previstos na lei de crimes financeiros, além de corrupção ativa, corrupção passiva, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e associação criminosa, com penas de um a 12 anos de prisão", informa a PF.

Nota do Banco do Brasil

O Banco do Brasil (BB) informou nesta terça-feira (31), por meio da assessoria de comunicação, que 'colabora com as investigações' da Polícia Federal (PF) no âmbito da segunda fase da operação Turbocred. Deflagrada hoje em cinco Estados brasileiros - Espírito Santo, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás - a operação combate desvio de verbas públicas ocorrido, segundo a PF, por meio de fraudes em financiamentos agrícolas no BB entre 2012 e 2015.

Entre os investigados estão funcionários e ex-funcionários do banco, além de tomadores de crédito e laranjas. São cumpridos 39 mandados de busca e apreensão na operação realizada após inquérito apreender documentos em agências do BB durante a primeira fase da Turbocred, em 17 de maio do ano passado. Foram analisadas 149 operações de financiamentos agrícolas, 13 de outras modalidades e 90% haviam sido fraudadas, de acordo com a PF.

"Os investigados responderão, na medida de suas participações, por crimes de gestão fraudulenta e gestão temerária de instituição financeira, aplicação de recursos de financiamento em finalidade diversa, previstos na lei de crimes financeiros, além de corrupção ativa, corrupção passiva, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e associação criminosa, com penas de um a 12 anos de prisão", informou a PF.

A operação será detalhada em uma entrevista coletiva, às 10h30, na sede da PF em Ribeirão Preto (SP).


Pontos moeda