Marcas ÍCONES 2020

Economia

Marcas Ícones 2020: programa especial será exibido neste sábado na TV Vitória/Record TV

O programa será exibido novamente no domingo (18), às 8 horas da manhã

Foto: Everton Nunes

Neste sábado (17), a TV Vitória/Record TV exibe o programa especial "Marcas Ícones 2020", a partir das 14 horas. Este é o nono ano consecutivo que a Rede Vitória, em parceria com o Ibope Inteligência, realiza a pesquisa para identificar as marcas mais lembradas pelos consumidores capixabas em 76 categorias.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, as empresas contaram ainda mais, com o empenho de suas equipes para se reinventar, conseguir atender o mercado e manter o engajamento do público, sem deixar de lado a segurança dos colaboradores.

E não foram apenas as empresas que se reinventaram! Com as restrições impostas pelo vírus, a tradicional festa de entrega da premiação, que acontece todos os anos, não foi realizada e a entrega do troféu Marcas Ícones aconteceu na sede de cada empresa vencedora. A celebração você pode conferir no programa especial, apresentado por Gabriel Serafim e Aghata Avanza.

"Apresentei todas as oito edições anteriores do Prêmio Marcas Ícones. Meu contato com os vencedores era rápido, lá no palco, por um ou dois minutos. Dessa vez, com as imposições da pandemia, tive a oportunidade de ir até as empresas campeãs e ver de perto o trabalho de grandes companhias capixabas. Uma experiência enriquecedora", destacou Gabriel Serafim.

Durante a pesquisa realizada in loco, os capixabas com mais de 15 anos e das mais diversas classes sociais responderam à seguinte pergunta: "Qual a primeira marca que lhe vem à cabeça quando se fala em 'categoria'? O resultado da pesquisa é um retrato do mercado consumidor capixaba. 

Para a Superintendente Comercial e de Marketing da Rede Vitória, Gisele Alves, o prêmio é uma forma de valorizar o trabalho das empresas com atuação no Espírito Santo. "Você consegue valorizar e reconhecer a marca que faz o mercado, que contribui com a economia e com a manutenção de empregos", ressaltou.

Já o diretor-executivo da Rede Vitória, Geraldo Vimercati, destacou os desafios impostos pela pandemia do novo coronavírus no mercado. "Para nós, da Rede Vitória, a palavra de ordem tem sido transformação. Discordamos daqueles que consideram 2020 um ano perdido. Longe disso. Entendemos que o presente nos oferece uma série de oportunidades para nos prepararmos ainda mais para o futuro. São tempos diferentes e novos, que exigem mudança, persistência e inovação contínua com foco em competitividade", afirmou.

O troféu é um resultado de todo o trabalho desenvolvido pelas marcas. A simples lembrança pelo consumidor, um atributo de extrema importância quando se menciona o valor de uma marca, deve ser comemorado. 

O leitor do Folha Vitória também tem a oportunidade de conhecer o relato dos gestores sobre as experiências vivenciadas pela empresa durante o ano no caderno especial Marcas Ícones

O programa será exibido novamente no domingo (18), às 8 horas da manhã, na TV Vitória/Record TV. 

Categorias e marcas 'top of mind'

Além dos resultados por categorias, a pesquisa Marcas Ícones traz ainda as categorias que são top of mind, ou seja, aquelas com maior percentual de lembrança para os consumidores. Em 2020, as categorias foram: Supermercado (98%), Banco (97%), Refrigerante (97%), Café (96%), Operadora de telefonia celular (95%), Arroz (94%) e Chocolate (94%).

Leia também: Conheça as marcas mais lembradas de 2020

As marcas top of mind, aquelas com maior menção por parte dos entrevistados, independentemente da categoria, foram: Sepé (77%), Garoto (75%), Vivo (71%) e Sal Globo (71%).

Pontos moeda