Economia

Não assistiu? Veja como foi o sexto episódio do programa Mundo Business!

Durante o programa, Ricardo Frizera conversou com o vice-presidente da Medsênior, Maely Filho, e também abordou o cooperativismo no Espírito Santo e a polêmica Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

Foto: TV Vitória

O sexto episódio do programa Mundo Business, apresentado por Ricardo Frizera, já está disponível na página de vídeos do jornal online Folha Vitória. Com isso, o internauta pode assistir à íntegra do episódio quando quiser. 

O programa vai ao ar todos os domingos, a partir das 10 horas, na TV Vitória/Record TV.

Neste domingo (25), o programa contou com a participação do vice-presidente da Medsênior, Maely Filho. No bate-papo com Ricardo Frizera, Maely falou sobre o início de sua trajetória com o pai, na Maely Publicidade, e de sua mudança para o ramo da saúde, atuando na Medsênior, empresa que hoje atende mais de 50 mil idosos e emprega mais de 1,3 mil pessoas.

Maely citou sua trajetória para exemplificar o que um empreendedor precisa para ter sucesso. "Eu diria que o empreendedor bom não pode ter medo de mudar. Eu, com 30 anos à frente de uma empresa que tem 50 anos de mercado, que é o meu nome, Maely, uma empresa onde o mercado me conhecia, há cinco anos eu deixei esse business e vim para a área de saúde. E não dominava absolutamente nada. O empreendedor tem que ter essa coragem de mudar", destacou.

O programa também fala sobre cooperativismo, que atualmente é responsável por cerca de 5,2% do Produto Interno Bruto (PIB) do Espírito Santo. No último ano, as cooperativas movimentaram aproximadamente R$ 6,6 bilhões e distribuíram R$ 384 milhões em dividendos para seus cooperados. Outro dado importante é que, das 200 maiores empresas do estado, 18 são cooperativas.

Para conhecer melhor esse modelo de negócio, Ricardo Frizera visitou a sede do Sistema OCB/ES, que é a Organização das Cooperativas Brasileiras, além da Unimed Vitória e Sicoob. "Uma cooperativa é uma sociedade de pessoas que formam um único CNPJ para, através desse CNPJ, terem acesso a trabalho, renda e felicidade", resumiu o superintendente do Sistema OCB/ES, Carlos André dos Santos Oliveira.

Durante o programa, também foi debatida a questão da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e as principais polêmicas em torno do assunto. A lei foi aprovada no Congresso Nacional em 2018 e entrou em vigor em setembro deste ano. A legislação prevê, entre outras coisas, multas altas às empresas que a descumprirem.

Para discutir os principais pontos relacionados à LGPD e de que forma ela pode ser prejudicial aos empreendedores, Ricardo Frizera conversou com os advogados Pedro Dias, da APD Advogados, e Vinícius Assis, da FASS Advogados.

Pontos moeda