Economia

Florianópolis sediará debate sobre inclusão financeira

Redação Folha Vitória

Brasília - O Banco Central apresentará na terça-feira, 18, em Florianópolis (SC), o Boletim Regional - publicação trimestral que traz uma visão das regiões do País a partir de dados e indicadores econômicos. De acordo com informações divulgadas nesta terça-feira, 11, pela assessoria de imprensa da instituição, o diretor de Política Econômica do BC, Carlos Hamilton, fará uma análise com ênfase na Região Sul e na economia catarinense, e dados atualizados sobre a Pesquisa das Condições de Crédito em nível nacional.

A divulgação em Florianópolis se dará porque a cidade será sede, de 17 a 19 de novembro, do VI Fórum sobre Inclusão Financeira. O evento discutirá os avanços e os desafios na promoção da inclusão financeira no Brasil e no mundo, com destaque especial para as inovações em relação a instrumentos de poupança e ao provimento de crédito para os micro e pequenos empresários.

O fórum será transmitido ao vivo, por meio de link no hotsite do evento. O primeiro dia de evento tratará de temas como liderança e cooperação para promoção da inclusão financeira e da Parceria Nacional para Inclusão Financeira, com apresentação do relatório do plano de ação 2012-2014.

No dia 18, haverá painéis, talk shows e oficinas técnicas, pela manhã e à tarde, distribuídos em dois auditórios. Os debates técnicos contarão com especialistas locais e internacionais e tratarão de temas como: instrumentos de poupança e inclusão financeira, desafios do microcrédito, acesso a crédito para pequenos negócios, inclusão financeira digital, cooperativismo de crédito e necessidades dos empreendedores de pequeno porte.

As oficinas técnicas terão caráter mais informal e apresentarão os trabalhos em curso no Banco Central quanto aos aprimoramentos da regulação de serviços financeiros e quanto aos temas de inclusão, educação e proteção, no âmbito do Programa Cidadania Financeira. O último dia de evento abordará a evolução e perspectivas da inclusão financeira no Brasil e a experiência catarinense de inclusão financeira.

Pontos moeda