Economia

ONS desmente risco de apagões na capital capixaba no começo de 2015

Em comunicado oficial, o diretor geral do ONS, Hermes Chipp, desmentiu o que foi noticiado pelo jornal. Segundo Chipp, "o conteúdo da matéria é alarmista e não corresponde à realidade"

O ONS desmentiu o que foi noticiado pelo Folha de São Paulo Foto: Divulgação

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) desmentiu, nesta quarta-feira (05), a notícia do jornal Folha de São Paulo de que Vitória poderia sofrer apagões em janeiro e fevereiro de 2015.

Segundo o texto noticiado pelo jornal, o ONS avisou a distribuidores e geradores que há risco de ocorrerem cortes seletivos de energia, a fim de garantir o fornecimento durante os horários de pico no alto verão – entre janeiro e fevereiro. As usinas deixariam de fornecer energia durante a madrugada em grandes cidades como Vitória, Rio de Janeiro, São Paulo, Campinas e Belo Horizonte.

Ainda de acordo com o texto do Folha de São Paulo, os cortes de energia poderiam ser necessários se as chuvas não elevassem o nível dos reservatórios.

Em comunicado oficial, o diretor geral do ONS, Hermes Chipp, desmentiu o que foi noticiado pelo jornal. Segundo Chipp, "o conteúdo da matéria é alarmista e não corresponde à realidade dos resultados dos estudos do Programa Mensal de Operação do mês de novembro".

Além disso, o diretor afirma que as informações contidas na matéria são inverídicas. “A informação contida na matéria de que o ONS 'cogita cortes seletivos de energia para garantir o fornecimento nos horários de pico em janeiro e fevereiro' não é verídica. O complemento de que essa 'medida será necessária se as chuvas não forem suficientes para recompor os reservatórios das hidrelétricas ao patamar de 30%  em janeiro' não tem fundamento, nem corresponde a declarações do Operador. A informação de que 'o plano prevê a suspensão do fornecimento de energia durante a madrugada para grandes cidades do Sudeste' também é inverídica, além de não ter fundamento técnico. A informação de que a Assessoria de Comunicação do ONS confirmou o alerta ao setor também não procede", declarou Hermes Chipp.

Período chuvoso

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que apesar dos níveis de armazenamento reduzidos dos reservatórios das regiões Sudeste/CentroOeste e Nordeste, o período chuvoso do final do ano está começando dentro da normalidade, conforme as previsões dos institutos de meteorologia. 

Além disso, segundo o Operador, o atendimento à ponta de carga nos meses do verão, quando se espera um aumento do consumo de energia, está sendo analisado mês a mês, nos estudos de planejamento da operação de curto prazo.

Pontos moeda