• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

ONS: segurança para sistema é entrega de obras em dia

Economia

ONS: segurança para sistema é entrega de obras em dia

Brasília - O diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico, Hermes Chipp, disse nesta quinta-feira, 6, que os reservatórios das usinas hidrelétricas da região Sudeste e Centro-Oeste precisam estar com um patamar de 30 a 35% em fim de abril de 2015 para garantir a segurança do fornecimento de eletricidade. Em abril deste ano o patamar mínimo de segurança era de 43%.

"Os parâmetros mudaram porque novos empreendimentos de geração entraram em operação desde o fim da última estação chuvosa", afirmou Chipp ao deixar evento da Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Energia Elétrica (Apine). "A maior segurança para o sistema é a entrega de obras em dia".

De acordo com ele, é preciso trabalhar para que linhas de transmissão em atraso consigam ser entregues para que o nível de segurança do sistema aumente. Sem precisar um porcentual, Chipp confirmou que se empreendimentos em atraso hoje já tivessem sido entregues, o porcentual entre 30 e 35% desejado para abril poderia ser ainda menor. "Hoje temos problemas fundiários, ambientais, arqueológicos e culturais na questão indígena que travam o andamento de linhas de transmissão, precisamos resolver isso", completou.