Economia

Produção crescerá em 2015 em 5 culturas, estima o IBGE

Redação Folha Vitória

Rio - O País poderá registrar crescimento da produção de cinco dos seis principais produtos agrícolas, segundo o primeiro Prognóstico da Produção Agrícola Nacional para 2015, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta terça-feira, 11. Na comparação com 2014, a safra de 2015 deve ser maior para feijão primeira safra (11,0%), amendoim (em casca) primeira safra (10,7%), soja (9,0%), arroz (em casca) 1,4% e milho primeira safra (0,3%). Apenas o algodão deverá ter redução de produção, de 8,0%, segundo o IBGE.

Como resultado, o instituto espera que a safra nacional de grãos em 2015 alcance 198,3 milhões de toneladas, aumento de 2,5% em relação a 2014. "Tem muita coisa sendo plantada já, 61,9% são informações de campo, 38,1% são projeções tendo como base os últimos anos, são culturas que ainda não foram plantadas", explicou Mauro Andreazzi, gerente da Coordenação de Agropecuária do IBGE.

Segundo Andreazzi, a estimativa de 2015 leva em consideração, principalmente, a previsão otimista para a soja. Mas a maior parte das principais culturas já está praticamente plantada, como amendoim, arroz, soja, e milho primeira safra. Ainda há incerteza, contudo, sobre o milho de segunda safra. "Vai depender de o preço do milho melhorar para ele ser plantado depois da soja", lembrou.

O gerente do IBGE ressaltou que o clima está favorável nas grandes regiões produtoras, o que favorece o prognóstico. Segundo Andreazzi, as condições são boas no Sul e no Centro-Oeste e "na região de grãos no Nordeste também está chovendo". A produção maior reflete crescimento de área cultivada com feijão primeira safra (5,5%), soja (1,6%), amendoim primeira safra (0,4%) e arroz (0,7%). As variações negativas ficaram com o algodão (-7,8%) e o milho (-0,2%).

Pontos moeda