Economia

China habilita novas unidades de aves e suínos à exportação, revela ABPA

Redação Folha Vitória

São Paulo - A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) informou que o governo chinês publicou nesta terça-feira, 17, as habilitações à exportação de duas novas plantas frigoríficas de carne de frango e outras duas fábricas de carne suína.

Com as novas credenciais, o Brasil passa a contar com 31 plantas industriais do segmento de aves aptas a exportar ao país. No caso dos suínos, passam a ser oito os frigoríficos habilitados. As novas unidades de aves ficam em Goiás e no Paraná, enquanto as duas fábricas de suínos se localizam em Santa Catarina, segundo a ABPA.

A aprovação foi anunciada durante visita da comitiva da ministra da Agricultura, Kátia Abreu, ao país. A China é a etapa final da missão ministerial, que já passou por Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Índia. Espera-se que o governo federal também anuncie a habilitação de mais plantas produtoras de carne bovina à exportação - uma das pautas que a ministra negocia hoje com os chineses.

Em nota, o presidente-executivo da ABPA, Francisco Turra, ressalta que a intervenção da ministra acelerou o processo de aprovação das plantas e que espera mais novidades neste processo. "Estamos convictos de que, em breve, teremos o anúncio de outras habilitações", diz, na nota.

Segundo números da ABPA, foram embarcadas 253,5 mil toneladas de carne de frango à China entre janeiro e outubro de 2015 - volume 34% maior que o registrado em igual período do ano passado. As vendas externas de carne suína ficaram em três mil toneladas, um avanço de 278% ante 2014.

Pontos moeda