Economia

Leilões de ferrovias terão TIR de 10,6% ao ano

Redação Folha Vitória

Brasília - O Ministério da Fazenda informou os novos parâmetros para a Taxa Interna de Retorno (TIR) dos próximos leilões de ferrovias. A taxa de referência, que era de 8,5% ao ano, passou para 10,6% ao ano. Em nota, a pasta explica que a atualização tem o objetivo de alinhar o binômio "risco e retorno" tornando os ativos de infraestrutura ferroviária no Brasil "competitivo com relação a alternativas semelhantes de investimento".

Essa taxa se refere ao custo médio ponderado de capital (WACC, na sigla em inglês). O WACC será usado como taxa de desconto para o cálculo do valor de outorga mínimo a ser oferecido nos leilões. Com isso, a taxa efetiva de retorno dependerá de questões como estrutura de capital do acionista. "O resultado mais provável será uma TIR efetiva do projeto diferente do valor acima apresentado", explica a nota da Fazenda.

"Os cálculos do WACC envolvem escolhas difíceis entre simplicidade e rigor; e subjetividade e transparência. Assim, não é incomum que as metodologias e os dados utilizados pelos diferentes agentes difiram em alguma medida. Por isso, estimativas de WACCs calculadas por diferentes agentes dificilmente serão exatamente iguais, o que é ainda outro fator de diversidade nos lances dos leilões", pondera a nota.

Risco

De acordo com a Fazenda, também foi alterada a medida de risco não diversificável do negócio, chamada de fator beta, que baliza a formação do custo de capital próprio. "Passou-se a utilizar o 'fator beta' de empresas do setor ferroviário dos Estados Unidos, por este mercado possuir o modelo ferroviário vertical (gestão da infraestrutura e operação da ferrovia) similar ao modelo a ser utilizado nas próximas concessões ferroviárias no Brasil", explicou.

Foi mantida a metodologia anterior, que é de maio de 2007, para as outras variáveis envolvidas, que foram atualizadas. A taxa livre de risco passou a ser uma média da remuneração nominal dos títulos do Tesouro norte-americano de janeiro de 1995 a outubro de 2015. O prêmio de risco de mercado será uma média de janeiro/1995 a outubro/2015 do Standard & Poor's 500, acima da taxa livre de risco. O prêmio de Risco Brasil será a mediana de janeiro/1995 a outubro/2015 do EMBI+ e será utilizado a taxa de inflação norte-americana média de 1995 a 2015 do Consumer Price Index (CPI).

Os próximos leilões de concessão ferroviários são da Ferrovia Norte - Sul (trechos Açailândia/MA - Barcarena/PA e Palmas/TO - Anápolis/GO e trechos Anápolis/GO - Estrela D'Oeste/SP e Estrela D'Oeste/SP - Três Lagoas/MS) e Ferrovia Lucas do Rio Verde/MT - Miritituba/PA.

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