Economia

Produção de bens de capital sobe 1,0% em setembro ante agosto, revela IBGE

Redação Folha Vitória

Rio - A produção da indústria de bens de capital subiu 1,0% em setembro ante agosto, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira, 4. Na comparação com setembro de 2014, entretanto, houve queda de 31,7%. Os dados fazem parte da Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física (PIM-PF). No acumulado de janeiro a setembro de 2015, a produção de bens de capital caiu 23,6%. Em 12 meses, o recuo foi de 20,4%.

Em relação aos bens de consumo, a pesquisa registrou queda de 1,2% na passagem de agosto para setembro. Na comparação com o nono mês ano passado, houve recuo de 12,1%. No acumulado do ano, a queda é de 9,1%, enquanto a taxa em 12 meses está negativa em 7,5%.

Na categoria de bens de consumo duráveis, a produção caiu 5,3% em setembro ante agosto. Na comparação com setembro de 2014, a redução foi de 27,8%.

Entre os bens de consumo semiduráveis e não duráveis, houve alta de 0,5% na produção em setembro ante agosto. Em relação a setembro do ano passado, foi registrada queda de 7,4%.

Para os bens intermediários, a produção caiu 1,3% em setembro ante agosto. Na comparação com setembro do ano passado, a queda foi de 7,2%. No acumulado do ano, houve recuo de 4,1%, enquanto a taxa em 12 meses ficou negativa em 3,9%.

Resultados consecutivos

O recuo de 1,3% registrado pela produção industrial brasileira em setembro ante agosto foi o quarto resultado negativo consecutivo, período em que acumulou uma perda de 4,8%, informou IBGE.

Já na comparação com igual mês anterior, a queda de 10,9% verificada pela indústria em setembro foi a 19ª taxa negativa consecutiva nesse tipo de comparação e a mais acentuada desde abril de 2009, quando a retração foi de 14,1%.

No fechamento do terceiro trimestre de 2015, a indústria registrou uma perda de 9,5%, em relação a igual período do ano anterior. Foi a sexta taxa negativa consecutiva nesse tipo de confronto e a queda mais acentuada desde o segundo trimestre de 2009.

Média trimestral

O índice de Média Móvel Trimestral da indústria ficou em -1,3% em setembro, informou o instituto. No mês anterior, a média móvel tinha sido de -1,2%, segundo os dados da PIM-PF.

Revisões

O IBGE também revisou o dado da produção industrial do mês de agosto ante julho, de -1,2% para -0,9%. O dado de julho ante junho também foi revisto, de -1,5% para -1,6%, enquanto o de junho ante maio passou de -0,8% para -1,1%. A produção de bens intermediários também passou por revisão. A taxa de agosto ante julho saiu de 0,2% para estabilidade.

Pontos moeda