Economia

Cachoeiro alcança plenitude no fomento às micro e pequenas empresas

Foram avaliados durante cinco meses a facilidade ao acesso do microempreendedor a orientações, incentivos a participação em licitações e minimizar a burocracia

Cachoeiro faz parte agora de um grupo com outras três cidades capixabas que alcançaram a plenitude nos indicadores Foto: ​Reprodução

O município de Cachoeiro conquistou uma importante marca nesta semana. Após trabalho de acompanhamento iniciado em maio, o Sebrae-ES divulgou que o fomento às micro e pequenas empresas alcançou status 100% no município, que indica plenitude nas iniciativas públicas, coordenadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec).

Entre os itens avaliados pelos consultores, contratados pelos Sebrae, estão ações voltadas, por exemplo, para facilitar o acesso do microempreendedor a orientações, incentivar a participação em licitações e minimizar a burocracia, como os ajustes na RedeSimples - Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios.

Com isso, Cachoeiro faz parte agora de um grupo com outras três cidades capixabas que alcançaram a plenitude nos indicadores: Nova Venécia, Serra e Vitória, que também se regularizaram e atenderam a todos os requisitos.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Coelho, os levantamentos permitiram a efetivação desses indicadores, atestando a política local de incentivo. “Essa marca é um legado para Cachoeiro. As ações implantadas aqui são norteadas pela Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, que representou uma revolução para esse tipo de negócio. Agora, com os novos dados coletados pelo Sebrae, passamos a constar como município que efetivamente tem políticas públicas voltadas ao pequeno negócio”, completa.

Pontos moeda