Economia

China detalha plano para responder a riscos com defaults de governos locais

uando estes deixarem de pagar suas dívidas, precisarão ter um plano de reestruturação que inclua esforços para aumentar a receita

Redação Folha Vitória
O gabinete disse que Pequim não daria ajuda a administrações locais em caso de default Foto: Divulgação

O Conselho Estatal da China, o gabinete do país, divulgou uma série de medidas voltadas para conter riscos iminentes relacionados a defaults de governos locais. Quando estes deixarem de pagar suas dívidas, precisarão ter um plano de reestruturação que inclua esforços para aumentar a receita, cortar gastos desnecessários e avaliar a venda de ativos, disse o gabinete em comunicado nesta segunda-feira.

Governos de cidades e condados podem pedir aos governos provinciais ajuda financeira, se necessário, disse o gabinete chinês. Os governos locais precisam responder a qualquer default de maneira rápida e salvaguardar a estabilidade econômica e social, segundo o comunicado, datado de 27 de outubro, mas divulgado agora no site do governo.

O gabinete disse em outubro de 2014 que Pequim não daria ajuda a administrações locais em caso de default, mas que estabeleceria um "sistema de resposta de emergência" para resolver qualquer risco. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda