Economia

Governadores e entidades de classe se unem para cobrar ligação ferroviária entre RJ e ES

Eles assinaram carta para reforçar a importância da construção de ferrovia ligando os dois Estados

Os governadores do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, e do Espírito Santo, Paulo Hartung, participaram nesta quarta-feira (08) de uma cerimônia no Porto do Açu, em São João da Barra (RJ), para celebrar uma parceria para o desenvolvimento da ligação ferroviária entre os dois estados.

O desenvolvimento da ligação ferroviária entre os dois estados já estava previsto no Programa de Investimentos em Logística (PIL), lançado em 2012 pelo governo federal. Em 2015, na revisão do programa, a importância da interligação foi ressaltada e o trecho mantido. No mesmo ano foram realizadas audiências públicas promovidas pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

Em fase adiantada de estudos e projetos, o trecho entre os dois estados terá 577 km, com bitolas larga e mista. No total, serão reaproveitados cerca de 150 km do leito ferroviária hoje existente.

A previsão é que sejam investidos R$ 5,5 bilhões no desenvolvimento da ferrovia entre as duas capitais (o montante será aplicado de acordo com fases que serão definidas).

Durante a cerimônia, que também contou com a presença de deputados, senadores e prefeitos da região, os governadores assinaram uma Carta, endereçada ao Presidente da República, Michel Temer, reiterando a importância da instalação de um corredor ferroviário entre as cidades do Rio de Janeiro e Vitória. Em resultado da agenda, uma audiência foi marcada para a próxima terça-feira com os governadores e o presidente, quando a carta será entregue ao presidente.

“Vamos lutar juntos por esse projeto. Estamos falando de uma ferrovia que irá unir o potencial dos dois Estados e será fonte de desenvolvimento, com geração de emprego e renda”, ressaltou Luiz Fernando Pezão, governador do Rio de Janeiro.

“Acredito que temos que transformar oportunidades em ações reais. E dar o primeiro passo é fundamental nesse processo. Por isso estamos unidos por um objetivo em comum, que é o desenvolvimento da nossa região e do Brasil. Uma das principais questões que formam a base do progresso é uma logística de transportes bem estruturada”, destacou Paulo Hartung, governador do Espírito Santo.

Um dos principais pontos é que o traçado possibilitará o desenvolvimento da mais nova “Província Portuária do Sudeste”, com destaque ao Porto do Açu, criando uma nova alternativa logística de fundamental importância para o escoamento de cargas com origem no Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, como petroquímicos, minério de ferro, grãos e siderúrgicos, entre outros.

“A construção da ferrovia representa mais que uma obra de logística, estamos falando do desenvolvimento socioeconômico sustentável não apenas de uma região, mas do país. O Porto do Açu é o quarto maior porto privado do Brasil e sem dúvidas será um meio de conectar os trilhos ao mercado internacional”, ressalta José Magela, presidente da Prumo Logística.

"O município de São João da Barra acredita no impulsionamento que a parceria do poder público com a iniciativa privada pode gerar para a nossa região. O Porto do Açu é um exemplo de um projeto que se tornou realidade e hoje é fonte de desenvolvimento para a cidade", disse a prefeita de São João da Barra, Carla Machado.

O documento também foi assinado por entidades de classe como Firjan, Findes, Associação Comercial do Rio de Janeiro e Espírito Santo em Ação.

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