Produção industrial cresce em 18 dos 26 ramos em setembro no confronto interanual

Economia

Produção industrial cresce em 18 dos 26 ramos em setembro no confronto interanual

Redação Folha Vitória

Rio - A produção cresceu em 18 dos 26 ramos industriais em setembro ante o mesmo mês de 2016, segundo os dados da Pesquisa Industrial Mensal divulgados nesta quarta-feira, 1º de novembro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Apesar de setembro de 2017 ter registrado um dia útil a menos que igual mês do ano anterior, os resultados positivos alcançaram todas as categorias de uso, 46 dos 79 grupos e 48,7% dos 805 produtos pesquisados.

A fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias saltou 20,9% em setembro ante setembro de 2016, a maior influência positiva para o crescimento de 2,6% da média global da indústria no período. Houve melhor desempenho da produção de automóveis, caminhão-trator para reboques e semirreboques, veículos para transporte de mercadorias e autopeças.

Outras contribuições positivas relevantes sobre o total nacional no mês foram de produtos alimentícios (3,6%), coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (3,9%), equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (16,9%), indústrias extrativas (2,2%), metalurgia (2,8%), máquinas e equipamentos (2,8%), manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos (9,4%) e móveis (11,0%).

Entre as oito atividades que tiveram perdas, as principais influências negativas sobre o total da indústria foram de produtos farmoquímicos e farmacêuticos (-26,5%), outros equipamentos de transporte (-14,3%), outros produtos químicos (-2,9%) e produtos de metal (-5,3%).