Transformação Digital

Economia

Já ouviu falar no "padrão capixaba de atendimento"? Saiba como ele prejudica os negócios no ES

Para o especialista Leonardo Carrareto, a reputação do atendimento ao cliente no Espírito Santo atrapalha os negócios de empreendedores capixabas

Lucas Henrique Pisa

Redação Folha Vitória
Foto: Lucas Henrique Pisa/TV Vitória
Carrareto: "O mundo se divide em dois tipos de pessoas: as que tem desculpas e as que têm motivos"

Sabe aquele dia em que se tem a ideia que muda a vida para sempre? O momento "eureka!" que se torna o divisor de águas para um empreendedor. Isso é o chamado "Start Day". O início de uma mudança no curso financeiro do empreendedor.

O assunto reuniu jovens empreendedores para debater os desafios econômicos atuais, durante uma palestra em Vitória. O evento trouxe dois profissionais da área: o diretor da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), Fernando Seabra, e o capixaba Leonardo Carrareto, especialista em startups, inovação e novas tecnologias.


Foto: Lucas Henrique Pisa/TV Vitória
Fernando Seabra defende que uma grande ideia pode estar nas soluções mais simples

Para Seabra,  que também é consultor do reality show da TV por assinatura "Shark Tank Brasil", uma grande ideia pode estar em soluções simples.

" O segredo é inovar de forma rápida e simples. Não dá pra esperar a grande ideia, ou aquele insight. É inovar com ideias simples que mudam a vida das pessoas", afirma Seabra.

Como a inovação disruptiva está mudando os padrões de consumo

Seabra ressalta que para "surfar na onda" da crise o empreendedor precisa sair da zona de conforto. "Nenhum empresário de sucesso hoje permaneceu na zona de conforto para crescer. Empreendedorismo é sair dessa zona. É inovar", completa.

Como fazer do "start day" um divisor de águas do negócio. Assista:

O "Padrão Capixaba de Atendimento"

O empreendedor capixaba Leonardo Carrareto analisa sobre o que chama de "PAC", o "Padrão Capixaba de Atendimento". Para ele, uma adversidade que impede o crescimento de muitos empresários do Espírito Santo.

"Esse padrão de atendimento muito nos entristece, porque eu vejo que o mal atendimento que temos no nosso Estado é reflexo da falta de competitividade. Mas eu vejo nisso uma oportunidade de fazer diferente. Vitória é o melhor lugar do País para empreender porque transformamos as adversidades em benefícios. Se for sucesso por aqui, será em qualquer lugar do Brasil", analisa.

Leonardo Carrareto conta como foi o seu "Start Day". Assista:

Inovação à la moqueca

Foto: Lucas Henrique Pisa/TV Vitória
Carrareto: adversidades em oportunidades

O especialista conta que a tecnologia trouxe desafios, porém democratizou o acesso ao empreendedorismo.

"Hoje está muito mais fácil empreender do que há 20 anos, está muio democrático. Empreender é transformar a realidade através de oportunidades", relata.

Carrareto diz que o empreendedorismo não nasce com a pessoa. Precisa ser trabalhado e criado. "O mundo se divide em dois tipos de pessoas: as que tem motivos e as que tem desculpas. Quem fica na mesmo 'ladainha' não consegue progredir nos negócios. Aquele que sai da zona de conforto e inova se diferencia

"A pergunta de um milhão de dólares" do investidor. Ouça:

Como não desistir do seu negócio

Dicionário do investidor, por Fernando Seabra

MVP: do inglês, minimum viable product,  significa produto mínimo viável. É o mínimo de recursos que uma empresa precisa para viabilizar uma ideia. "Hoje a empresa precisa errar rápido e barato", analisa.

Pitch: uma apresentação inicial de três a cinco minutos com objetivo de vender uma ideia para alguém. "É o lado vendedor que todos temos", conta.

SWOT: do inglês,  "strengths, weaknesses, opportunities and threats", é um estudo que analisa as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de um negócio. O levantamento é feito antes da idealização de uma ideia como parte da viabilização do projeto. "Um empreendedor que não submete a essa análise tem grandes chances de falhar. É essencial", defende.

Leia também:

Agricultores capixabas usam a tecnologia para gerar lucro

Inovação e tecnologia de mãos dadas para impulsionar startups do ES

Inteligência artificial para pequenas empresas: é possível?

Plugue-se

A palestra faz parte do evento promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Indústrias no Espírito Santo (Sebrae-ES), o Plugue-se, que vai até o dia 30 de novembro. Uma série de palestras com especialistas no meio empresarial e tecnológico, que irão esclarecer dúvidas e apontar soluções para as micro e pequenas empresas capixabas.

O evento é aberto ao público. Acesse o site e verifique em quais palestras ainda há vagas. Também existe a opção de acompanha-las online.

Pontos moeda